KNXO sistema KNX é um Sistema de Gestão Integrada de Edifícios que é também uma norma padronizada sendo a única para o mercado Predial e Residencial.

Este resulta dum processo de convergência entre 3 Standards Europeus de Automação Predial e Residencial: EIB, BatiBus e EHS, assegurando desde 1999 a convergência num processo de evolução e continuidade crescente no mercado internacional dando origem ao KNX, dois logos o mesmo Standard. O KNX é hoje o único standard mundial – ISO/IEC 14543, com protocolo aberto para a Automação Predial e Residencial, habitualmente designada DOMOTICA.

Com aplicação em diversos tipos de edifícios, tais como edifícios de escritórios, espaços comerciais, bancos, hotéis, escolas, hospitais, e em especial a nível residencial, os sistemas KNX, asseguram através dum único bus, a comunicação entre todos os participantes, que duma forma descentralizada garantem a gestão das diferentes instalações técnicas num edifício com grande fiabilidade, assegurando uma elevada continuidade de serviço. O sistema KNX permite de forma simples a integração das seguintes aplicações:

  • Comando e regulação da iluminação, local e central;
  • Controle local e central de todo o tipo de estores e persianas motorizadas;
  • Controle da climatização: aquecimento, ventilação e AVAC;
  • Comande local e centralizado por
    • Botões de pressão totalmente parametrizáveis;
    • Comandos manuais ou de parede de infravermelhos ou de rádio frequência;
    • Detectores de movimento e de presença;
    • Por intermédio de paineis tácteis e/ou Web-servers;
    • Todo o tipo de sensores físicos de interiores e exterior: luminosidade, temperatura, vento, pluviosidade, etc…
  • Realização de cenários;
  • Comando por função horária e calendário;
  • Parametrização, diagnóstico e comando remoto da instalação através de gateways IP;
  • Gestão de cargas para controlo de potência consumida;
  • Software de Gestão técnica para: visualização, controlo remoto, visualização do status da instalação registo de eventos, gestão de alarmes, etc…
  • Integração com outros protocolos de GTC, nomeadamente DALI, Bacnet, Modbus, Profibus, etc…;
  • Integração com outras ferramentas de GTC via OPC-Server.

Sistema KNX

O sistema KNX apresenta grandes vantagens para projetistas, investidores e instaladores: no suporte de planeamento eficiente, no planeamento simplificado da cablagem e na sua redução e consecutivamente na redução dos prazos de instalação.


O utilizador final usufrui de maior conforto e segurança na utilização das instalações, com uma gestão eficaz de energia. A manutenção das instalações é simplificada pela aquisição e gestão eficiente de dados de produção e pela flexibilização das alterações.


Mais de 300 fabricantes em 33 países.

Fabricantes KNX

O KNX tem, hoje em dia no mercado mundial, mais de 300 fabricantes em 33 países que fabricam produtos para o protocolo KNX, que podem ser instalados numa mesma instalação garantindo-se a sua interoperacionalidade. Isto é, duma forma mais simplista, podemos colocar numa mesma instalação equipamentos de diferentes fabricantes a comunicar entre si para um mesmo objectivo. Isto para o dono dum edifício ou duma residência, para um gestor de manutenção, dá-lhe uma garantia de continuidade de soluções para a sua instalação e de grande flexibilidade. Garante ainda a possibilidade de poder negociar com diferentes fabricantes uma solução sem ficar dependente da continuidade dos sistemas ou da empresa fornecedora, ou seja, hoje na negociação do projecto, amanhã na exploração do edifício tem sempre hipótese de expandir a sua instalação, encontrar um substituto para qualquer equipamento que avaria, sem ficar dependente de nenhum fabricante.

Parceiros KNXMuito embora uma das grandes vantagens do KNX seja a simplicidade de instalação, a sua parametrização e colocação em serviço deve ser realizada por técnicos capacitados para o seu correcto funcionamento. Estes técnicos são formados por centros de formação credenciados pela KNX submetidos a um exame que lhes atribui a credenciação KNX Partner e o direito de estarem presentes numa lista disponibilizada pela KNX no seu site (http://www.knx.org/knx-partners/knxeib-partners/list/). Desta forma os donos das instalações KNX podem consultar quais os técnicos credenciados para a colocação em serviço e manutenção da sua instalação, uma garantia dum funcionamento adequado e de garantia de suporte a longo prazo.

Com mais de 7100 produtos certificados pela KNX existem hoje em dia soluções para todo tipo de aplicações: desde o controlo de iluminação, passando pelo controlo de persianas e venezianas, controlo de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, sistemas de rega, sistemas de segurança contra intrusão, incêndio, fugas de gás, contagem e gestão de energia, entre muitas outras aplicações com comando local ou a distância seja por telefone ou por internet com sistemas de visualização e supervisão mais complexos ou mais simples. Um número infindável de soluções de controlo e inclusive de interface com outros protocolos associados que permitem utilizar o KNX como protocolo de campo ou como coluna vertebral dum sistema de gestão técnica mais complexo.

O KNX apresenta também como grande vantagem o facto de ser um sistema totalmente descentralizado, isto é, não depende de nenhum cérebro para funcionar, cada equipamento é responsável pela sua função, o que significa que, se por algum motivo um equipamento avariar (algo que acontece muito raramente conhecendo-se instalações a funcionar há mais de 20 anos), apenas a função associada aquele equipamento deixa de funcionar, no entanto toda a restante instalação se mantêm em funcionamento. Também o facto de os equipamentos virem programados de fábrica e os integradores (técnicos que fazem a colocação em serviço da instalação) apenas realizarem alterações dos parâmetros de funcionamento intrínseco de cada equipamento e os parâmetros de comunicação, são uma garantia de um correcto funcionamento reduzindo os erros de instalação.

4ETSA parametrização dos equipamentos é realizada por um software único (comercializado pela KNX) chamado ETS, que vai na sua 4ª versão, mas que permite parametrizar e manter qualquer instalação, da mais recente à mais antiga colocada em funcionamento com a 1ª versão. Este software é transversal a todos os fabricantes reduzindo erros na colocação em serviço, mas também muito importante hoje em dia, reduzindo os tempos de colocação em serviço e facilitando a manutenção dos sistemas.

Faça o nosso Curso Gratuito de Introdução ao KNX

Para mais informações consulte o site www.KNX.org
Veja o site do Grupo Nacional KNX http://www.knx.org/br/?no_cache=1
Veja a newsletter da KNX: http://www.knx.org/br/noticias-e-press-releases/jornal-knx/
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/KNX